A Estrada de Ferro Paracatu foi inaugurada na década de 1910 e incorporada à Estrada de Ferro Oeste de Minas em 1922. No município de Pitangui-MG, na estação conhecida como "Velho do Taipa" começava um pequeno trecho ferroviário chamado de Ramal de Pitangui que servia exclusivamente para ligar as ferrovias EFP e Ramal do Paraopeba à cidade de Pitangui. Devido a alguns erros que acarretaram atrasos, não conseguimos chegar até Barra do Funchal, na margem direita do Rio Indaiá, onde há os túneis por onde passavam os trilhos e é o ponto final da Estrada de Ferro Paracatu. Ela tem esse nome porque o projeto inicial visava alcançar a cidade que dá nome à estrada, e foi não somente interrompido, mas também teve os seus trilhos e dormentes arrancados. A EFP foi vítima desse criminoso desmonte e dela restaram apenas os cortes da estrada sem os trilhos, com pontilhões de aço e pontes de concreto sem os aterros nas cabeças e sendo usadas como pontes de passagem para veículos, várias estações abandonadas e tomadas por cupins e vegetação, belos túneis e a invasão imobiliária no traçado da ferrovia nas áreas urbanas.
*fonte: Wikipedia
Rio Pará, entre Pitangui e Velho do Taipa
Igreja de Pe. Libério, em Leandro Ferreira
Rio Lambari, entre Leandro Ferreira e Bom Despacho
Nice reading!
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