segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CATAS ALTAS/MG - VIAGEM DE $100,00

Abasteci a moto na véspera(R$37,74-12,62l), e parti de Curvelo rumo a BH às 6:08, fiz mais uma parada para completar o tanque(R$20,00-7,3l) após percorrer 162,8km, já próximo ao local de encontro com os amigos que seguiriam comigo. Após um rápido café da manhã composto de café com leite e pão de queijo(R$6,00), partimos às 8:30, num grupo de 6 motos e 8 pessoas, rumo a Catas Altas, cidade histórica cercada pela Serra do Caraça, que do lado avistado de Catas Altas, chama-se Pico do Sol. Estrada boa, com muitas curvas e algum tráfego, a primeira parada foi no restaurante/lanchonete/antiquário/biblioteca/museu “Jeca Tatu”, original estabelecimento de beira de estrada inteiramente decorado com antiguidades e todo tipo de “quinquilharias”, serve um famoso pastel de angu e agrada tanto aos olhos quanto paladar(paguei R$4,50 para provar(e aprovar) a iguaria). Passamos ainda pelo interior de Mariana, outra famosa e bela cidade histórica mineira, e, restando poucos quilômetros para chegar ao nosso destino(Catas Altas), paramos para almoçar a deliciosa comida típica mineira(meu prato(à quilo) acompanhado de 2 copos de suco natural de laranja custou R$18,96). Após o almoço e a pequena “siesta”, visitamos o centro histórico de Catas Altas e de lá, percorremos cerca de 5km de terra para conhecer a principal atração turística e histórica da região, conhecida como “Aqueduto Bicame de Pedra”, fantástica obra datada de 1792 e construída por escravos com o objetivo de captar água da Serra do Caraça até Brumado, onde o ouro era extraído e lavado(fonte: "Wikipedia"). Após a necessária demora para bem observar os detalhes dessa “riqueza” histórica e cultural, tomamos o caminho de retorno, desfazendo a formação do grupo para seguir cada qual rumo à própria casa, não sem antes parar por duas vezes para comprar(e beber) água mineral(ao custo de R$1,80 e R$2,00, respectivamente) e não mais abastecer, apesar de chegar em casa praticamente em estado de “pane seca”(risco calculado). Resumo da ópera, foram 600,1km percorridos(dois quais 437,3 foram contínuos, sem abastecimento), entre 6:08 e 18:20 de 1/11/14, ao custo total(combustível e alimentação) de exatos R$91,00. Tá feita a sugestão.(VALORES EM REAIS).