domingo, 2 de junho de 2013

SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS
Sem desmerecer os outros estados brasileiros, que também possuem diversas belezas naturais e atrações turísticas, umas mais conhecidas e outras, nem tanto, Minas Gerais é um dos, senão o estado brasileiro com maior número de rios e cachoeiras, e é também neste estado que fica a cachoeira considerada a mais bela do país, a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. Mas outra beleza natural que merece destaque não só pelo visual, mas também pelo prazer proporcionado aos turistas que se banham em suas águas é a Cachoeira do Comércio, em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, há cerca de 30 km deste município, localizado no Circuito dos Diamantes, da Estrada Real, na região central do estado. O próprio município de Serro possui muitas atrações e outros distritos, como Capivari, Milho Verde e Presidente Kubetchek, que também possuem belas cachoeiras, "canyons" e diferentes atrativos.
Voltando "à vaca fria", São Gonçalo do Rio das Pedras tem acesso relativamente fácil por estrada asfaltada e de boa pavimentação até Milho Verde, depois são mais 12 km de estrada de terra e areia, um pequeno aperitivo para os aventureiros de moto ou "jipeiros".
O Distrito(S. Gonç. do Rio das Pedras) é composto de uma paisagem bucólica que agrada aos olhos, à mente e ao coração, transmitindo a sensação paz e de se estar em idas épocas, não fosse pela presença dos veículos modernos pertencentes aos turistas. Lá existem algumas pousadas, umas mais simples e outras um pouco mais confortáveis, a preços que variam de R$60,00 a R$200,00 a diária, para casal. A alimentação tanto nas pousadas quanto nos poucos restaurantes ou na única "padaria/bar/lanchonete/mercearia" localizada na Rua da Cachoeira(a mesma rua da Cachoeira do Comércio) é boa e barata.
Na pate mais alta do distrito fica o Largo Félix, próximo a onde está localizada a igrejinha e o maior número de pousadas e "receptivos".
Além da Cachoeira do Comércio, localizada bem no centro de S. Gonçalo, existem outras no distrito também muito bonitas e aprazíveis, como a Cachoeira da Grota Seca, distante 5 km de estrada de terra do Largo Félix. Em janeiro(por volta do dia 10) ocorrem as festividades do Santo Padroeiro, com quermesse, barracas de comidas típicas e celebrações (atualmente nem tanto) religiosas. Vale à pena conhecer.
Rafael de F. Barata(rfbarataadv@yahoo.com.br).














Nenhum comentário:

Postar um comentário